lagoa-paraiso-cearaA Lagoa do Paraíso é um dos principais atrativos da região, conhecida como patrimônio de todos, é um ambiente propicio ao descanso e a contemplação da natureza. A lagoa é destaque em várias revistas de turismo mundo a fora, uma das melhores lagoas do Brasil. Promete surpreender àqueles que não conseguem sair da água, rodeada por cajueiros e vegetação da região.

O lugar é um convite a pratica de: Windsurf, kitesurf e mergulho esportivo, suas águas limpas e cristalinas proporcionam visualizar a areia branca no fundo da lagoa e seus peixes.

 

foto-lagoa-01

A Lagoa é formada pelo barramento dos Córregos do Paraguai e do Mourão, o que se deu em face da migração de dunas móveis que ocorrem na planície costeira.

A vegetação local é diversificada, desde espécies de gramíneas até componentes arbóreos ou arbustivos, conforme localização na faixa praial, dunas fixas e semi-fixas, tabuleiros pré-litorâneos ou a mata ciliar da lagoa. As formações vegetais dos tabuleiros são caracterizadas por espécies arbóreo-arbustivas, que variam de 2 a 4 metros de altura. Esse tipo de vegetação começa a surgir logo após o complexo dunar em direção ao continente e se sustenta nos sedimentos da Formação Barreiras.

Dentre as diferentes espécies animais, as aves são as que apresentam-se mais diversificadas, apesar da existência de várias espécies de mamíferos e répteis. Na fauna aquática da lagoa, há uma diferenciação que se deve ao tipo de ambiente, sejam lóticos ou lênticos. Entre os invertebrados encontram-se os moluscos e os crustáceos e entre os vertebrados, existem pequenos peixes, dentre eles algumas espécies estuarinas de origem marinha, como as tainhas e o camurim.